terça-feira, 13 de março de 2012

Um pouquinho de estória....

O entendimento do poder feminino e da natureza é a base de Wicca.Este poder está presente desde os primórdios da humanidade,qdo o ser humano ainda engatinhava,mas já desenvolvia uma percepção de si e do Universo.
Naqueles tempos,as forças da Natureza exercíam um grande fascínio sobre os homens e sobre as mulheres:os ciclos da Lua,as estações do ano,os ventos,as tempestades.
As mulheres passaram a associar seu ciclo menstrual com as faces da lua.Durante o ano,elas tb eram responsáveis pelas plantações e pela coleta dos frutos.
Tudo isso resultou no culto A Grande Mãe,uma associação da mulher com a Terra,a provedora da vida.
No entanto,qdo chegava o inverno e a terra não produzía,passavam a depender apenas da caça para sobreviver.É nesse ponto que sobressai a figura do homem,o caçador.Os melhores caçadores recebiam as presas e os chifres como prêmio,um símbolo de poder e honra.
O inverno passou a ser associado ao  aspecto masculino e os chifres ao símbolo desse poder,daí a origem do deus chifrudo.
No entanto,o poder feminino  e as forças da natureza foram reprimidos.Os símbolos de Wicca passaram a  ser identificados como coisa do demônio.Milhares de mulheres foram queimadas em fogueiras e grande parte das tradições foram perdidas.
Hoje,esse  saber que resistiu ao tempo está sendo resgatado e o  poder da natureza e suas forças telúricas voltam a ser valorizados e cultuados,em um tempo no qual o meio ambiente precisa,mais do que nunca,ser repensado,não como um mero instrumento de dominação e exploração,mas como parte integrante de nossas vidas!!!
Parte do texto extraído do Livro Coleção natureza mágica.
É bom amigas bruxinhas refletirmos sobre as coisas para um maior entendimento,é bom saber a origem de tudo q acreditamos...
Mil beijos de menta
Bruxa Zelda

Nenhum comentário:

Postar um comentário